O Karate

Ao longo da história o karate cresceu e desenvolveu-se e assim continuará. Os seus beneficios para a saude, a auto-confiança, o respeito e a disciplina estarão sempre presentes. Mais que um desporto ou arte marcial o karate é um modo de vida e um caminho constante para a aprendizagem pessoal.

A história do Karate Do

 

Acredita-se que o Kenpo tenha chegado a Okinawa como conseqüência do intercâmbio com a China, trazido tanto por chineses, como através de cidadãos de Okinawa que retornavam para casa após tê-lo aprendido em solo chinês. Este "novo" sistema de luta importado da China despertou um grande interesse que por sua vez passaram a combiná-lo com outros sistemas de luta locais, dando origem a um novo sistema que passou a ser conhecido como Okinawa-Te (Mãos de Okinawa) ou To-De (Mãos Chinesas). Surgiram então os três estilos básicos tornaram-se conhecidos como Shuri-Te, Naha-Te e Tomari-Te, respectivamente. O Shuri-Te foi a base dos estilos que vieram a se chamar Shotokan-Ryu, Shito-Ryu e Isshin-Ryu e o Naha-te deu lugar ao estilo Goju-Ryu. Tomari-Te era amplamente ensinado e influenciou tanto o Shuri-Te como o Naha-Te.

           

A história da L.P.K.

 

Constituída por escritura pública em 6 de Março de 1985 a L.P.K. foi fundadora da F.P.K.D.A. – Federação Portuguesa de Karaté e disciplinas Associadas, sócia nº2, bem como da F.N.K.P. – Federação Nacional de Karaté – Portugal. Constituída  por uma direcção e um corpo técnico composto por 20 instrutores devidamente credenciados e chefiados pelo director técnico nacional o Sensei António Morais Pina, contendo 3 estilos de pratica (Shito-Ryu, Goju-Ryu e Wado-Ryu) conta com vários dojos a nível nacional onde se assegura o ensino da prática do Karate a mais de 800 atletas. A sua evolução técnica e respectivas graduações são asseguradas por mestres internacionais. Trabalhando presentemente com o Sensei Akira Sato – 9º dan,  representante da Shito-Ryu Sato-Kai, Sensei Kuniaki Sakagami, 8º Dan, Representante da Wado Kai  e o Sensei Christophe Pinna, 5º dan tetra-campeão mundial e tri-campeão europeu.

A história do Shito-Ryu

 

Kenwa Mabuni nasceu no dia 14 de Novembro de 1889, na cidade de Shuri. Era descendente de uma família de samurais. Kenwa Mabuni teve seu primeiro contato com o To-De por volta dos 10 anos de idade. Aos 13 anos começou a aprender Shuri-te com o mestre Yasutsune Itosu. Aprendeu cerca de 23 Katas do estilo Shuri-Te com este mestre, em  13 anos de estudo.  Em 1909, incentivado por Chojun Miyagi, começou a aprender o Naha-Te com Kanryo Higaonna e era o maior expoente deste estilo. Em 1927 encontrou-se com Jigoro Kano para a inauguração de um novo Dojo e aproveitou a visita para organizar uma apresentação da arte de combate local. Jigoro Kano ficou encantado e propose a possibilidade da propagação desta arte marcial por todo o Japão.

MEMBRO DE

INFORMAÇÕES

APOIOS

PATROCINADOR

logotipo Stellamare.gif

Rua da Noruega 118

2645-288 Alcabideche

PORTUGAL
ligaportuguesakarate@gmail.com

Tel: (00351) 962 770 250

      /lpkarate

© Copyright LIGA PORTUGUESA DE KARATE DO. all rights preserved.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now